terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mais um trecho do meu livro VIVENDO DE UMA FORMA DIFERENTE... TRANSPARÊNCIA


TRANSPARÊNCIA...

Quem nunca ouviu o termo “duas caras”? Tão popular que até já foi título de novela.
Com certeza você já associou esse termo a alguém, e com certeza você deve conhecer alguém que pra você é um tremendo “duas caras”. Chamamos assim as pessoas que revelam ter dupla personalidade, pessoas que se aproximam da gente mostrando ser um coisa que não é, pois elas mesmas com o passar do tempo vão colocando as garras, ou melhor, as caras, pra fora.  Acredito plenamente que não há nada oculto, que um dia não venha a ser revelado. E o caráter fingido não sobrevive por muito tempo, caráter é um coisa que não dá pra esconder, dá até pra maquiar, mas uma hora a maquiagem saí e o rosto de verdade aparece. Mas eu não quero aqui, no meu livro ficar falando das caras dos outros... Por favor, não se assuste, nem pare de ler esse livro por causa disso, respire fundo... Aspire... Respire... Vou falar hein! Eu quero falar das SUAS “duas caras”. Calma! Você vai entender, vou explicar. Quero te confrontar um pouco. Quero te levar a refletir... É muito fácil olhar pra alguém e dizer: “Eis ali um mal caráter, um “duas caras”, uma pessoa falsa...”. Difícil é nós olharmos pra nós mesmos, e reconhecermos a nossa falsidade, a nossa dupla personalidade. Você já deve ter sido decepcionado por alguém, não é verdade? Mas, eu quero te perguntar se você, você mesmo, nunca decepcionou ninguém? Você já se surpreendeu negativamente com o “outro lado” de uma pessoa, mas será que você também nunca surpreendeu alguém, negativamente, ao mostrar seu “outro lado”?

Te pergunto essas coisas com todo o respeito. Mas nesse livro, eu vou te confrontar o tempo todo, porque a minha intenção aqui, não é simplesmente expor as minhas idéias, eu não quero impressionar ninguém, com a minha inteligência e eloquência  o que eu quero é de alguma forma contribuir com a sua felicidade, eu quero que você viva bem, seja feliz.

A realidade é que somos pessoas mimadas, quando enfrentamos problemas na vida, não encontramos ninguém, ou quase ninguém que tenha coragem e ousadia, de olhar nos nossos olhos e nos dizer que a culpa foi nossa, que fomos irresponsáveis; os amigos, a família, os colegas, sempre nos dão razão, e nos consolam como se fôssemos “coitadinhos”, quando na realidade, muitas vezes não somos vítimas, mas sim vilões em certas situações que passamos, que vivemos. Estamos acostumados com isso desde criança, somos educados pelos nossos pais, ouvindo muito frases como: “Isso é normal”. “Ah! Sem problemas, acontece, é assim mesmo”. “Você não teve culpa”... Eu já ouvi muito essas frases, quando eu quebrava um copo, me diziam pra eu não me preocupar, era normal, acontecia, não tinha problema. As crianças quebram vidraças enquanto jogam bola e... É normal, acontece! Quebram pratos, entre outras coisas dentro de suas casas e seus pais dizem que a criança nem teve culpa. Claro que isso não é nenhum problema gravíssimo, realmente é simples. Eu não sei se você vai concordar comigo, ou vai achar que eu estou exagerando, mas acredito que os mínimos detalhes moldam o nosso caráter, e seria bom se todos nós compreendêssemos isso. Pra mim as crianças que hoje quebram copos, pratos, vidraças, móveis, até seus próprios brinquedos e ouvem dos pais que isso é normal, que eles não têm culpa do ocorrido, depois eles vão lá no shopping, ou no mercado e compram de novo o que se quebrou; essas crianças serão os adultos de amanhã que vão quebrar seus relacionamentos, vão  despedaçar os corações dos outros, destruir alianças, e vão achar que isso também é normal, isso também simplesmente acontece, é inevitável, assim como mamãe e papai ao invés de reclamarem com rigor, iam lá e tão somente compravam o que quebrou e colocava no lugar, outros pratos, outros copos, outros jarros... Esses adultos, vão apenas em procura de outro relacionamento, de outra aliança, afinal eles aprenderam quando criança que o que quebrou não importa mesmo, então, pra que se preocupar não é verdade?

Quando eu tiver filhos, irei ensiná-los que os copos, os jarros, os pratos, as vidraças têm valor, os livros da escola, as cadeiras, as mesas da escola têm valor, é preciso cuidado, não se pode, nem se deve quebrar nada, e quando acontecer deles quebrarem alguma coisa, mesmo que por acidente, serão disciplinados, não com rigor, porque seria loucura ser tão rigoroso por algo insignificante, mas serão disciplinados. Se eles compreenderem o valor, mesmo que baixo, das  coisas simples da vida, irão entender e valorizar muito mais os sentimentos do próximo; quem aprende a cuidar do “insignificante”, irá cuidar perfeitamente das coisas realmente significantes existentes na vida. Isso é o que eu acho, por isso nesse livro, eu vou te criticar sempre que necessário, desculpe pela minha ousadia, mas quem quer viver de uma forma diferente tem que ter disciplina, e tem que ter ouvidos mesmo pra aquilo que não quer ouvir. Então vamos lá!

Lembra do que estávamos falando não é? Das SUAS “duas caras”. Eu conheço pessoas que dias sorriem pra mim, me abraçam, me beijam, me cheiram, me apertam. Mas essas mesmas pessoas, em outros dias maus olham no meu rosto, mau respondem os meus comprimentos. Isso é ser “duas caras”, isso é ter dupla personalidade. Nessas pessoas não existe uma transparência, o que existe é a evidência de um caráter mau formado. Quando estão bem, trata todo mundo bem, quando porém, se deparam diante de problemas em suas vidas, as pessoas em seu redor, parecem ser as culpadas por seus dilemas, às vezes essas pessoas de dupla personalidade, explodem e fazem de alguém que não tem nada a ver com as suas lutas diárias, um saco de pancadas pra aliviar a sua tensão, o seu estresse.

Agora reflita. Será que você não é uma dessas que quando está bem, trata todo mundo bem, e quando está mal, trata todo mundo mal? Será que você é ignorante com o seu namorado, ou namorada quando ta enfrentando algum problema? Você trata seus filhos sempre da mesma forma, mesmo quando a vida te trás alguns probleminhas? Refletiu? E aí... Você fica ignorante, estressado, trata as pessoas que você ama, que estão ao seu redor mal, quando as coisas não vão muito bem na sua vida? Se você é assim, me desculpe amigo, caro leitor, mas você tem dupla personalidade, “duas caras”, uma quando está tudo bem, e outra quando as coisas não estão tão bem. É só as coisas mudarem um pouquinho que o seu lado ruim se manifesta. E se você refletiu e percebeu que você é assim, é sinal que você com certeza já decepcionou alguém, já feriu alguém por causa disso.

Mas ser assim, não prejudica outra pessoa, a não ser você mesmo, isso só faz mal pra sua imagem, pois você mesmo expõe o estado em que se encontra a sua vida, quando você está sorrindo e tratando todos bem, é evidente que ta tudo ok, tudo nos conformes, tudo bem, mas quando de repente você muda de uma hora pra outra fica evidente que você não ta legal, dessa forma você torna-se o principal assunto na roda de diálogo das vizinhas fofoqueiras, você passa a ser motivo de riso, de piada entre os colegas de trabalho invejosos, enfim, você se auto prejudica , você se impede de viver a felicidade na sua plenitude, você mesmo impõe uma barreira, um limite à alegria na sua vida. Por isso seja transparente, sorria o tempo todo, cante o tempo todo, mesmo que esteja tudo indo mal, afinal, quem canta seus males espanta. Deixe as pessoas admiradas, maravilhadas e até confundidas a se perguntarem: “Como pode alguém ser assim, sorri o tempo, viver com esse bom humor em todo tempo?”  Seja tão transparente ao ponto de fazer com que as pessoas pensem que você nem enfrenta problemas na sua vida. Foi traído? Não tenha vergonha! Você só foi vítima da infidelidade, não deixa que essa infidelidade te roube a transparência, erga a cabeça, continue vivendo. Independentemente de evidências, mantenha essa transparência, sorriso no rosto, brilho no olhar, alegria de viver, mantenha seu bom humor. Manter-se transparente e manter-se seguro e afastado da depressão. Se você está bem, isso é ótimo, você tem motivos pra sorrir! Se você não está bem, isso é mal, mas sorria mesmo assim, a situação ta preta? A solidão ta machucando o coração, a tristeza ta querendo tomar conta de você? Abaixar a cabeça e deixar o semblante decair vai mudar alguma coisa? Claro que não, sorria, cante, não deixe transparecer a tristeza. Mesmo num túnel, onde não dá pra ver a luz no fim, seja otimista, diga que vai tudo bem com um sorrisão bem lindo no rosto, porque tudo passa, não existe sofrimento infindável, não existe escuridão sem fim, uma hora amanhece, uma hora tudo muda, paciência, fé!

Jogue a cara que não presta fora, e conserve a boa, só a boa cara, pois a felicidade não bate na porta de ninguém, nós que a construímos; você já viu alguma doceira fazendo doces e chorando? Eu nunca vi! Com isso quero dizer que não se constrói felicidade com cara de tristeza, é inevitável não chorar, choramos mesmo, sentimos dores na vida, a alma sente dor, o coração dói. Mas mesmo assim mantenha a transparência, conserve o bom humor, e acima de tudo, sorria, cante, celebre a vida... Em meio às dificuldades inúmeras da vida, viva de forma diferente...


Nenhum comentário:

Postar um comentário